Case de sucesso
Marketing jurídico nada mais é do que o conjunto de ações no digital (on-line) ou off-line.
O objetivo é promover a marca do Advogado ou escritório, fidelizar clientes e parceiros, e viabilizar a prospecção de novos clientes na Advocacia seja qual for o segmento.
No setor Jurídico há uma série de restrições para campanhas de marketing digital que para agencias não especializadas podem afetar as estratégias convencionais de marketing digital. Mas aqui na A3UP nos criamos uma metodologia interessante pensando na jornada do cliente. Desde o contato até a contratação do serviço em si. Veja a seguir como fizemos uma Advocacia Trabalhista sair do Absoluto 0 para mais de 10 clientes vindos dos meios digitais (on-line).
Passo 1) Encontrar o cliente IDEAL:
Iniciamos primeiro com a identificação do cliente ideal da Advocacia e em qual momento seria interessante abordar esses clientes em potencial. Tivemos a ajuda do software jurídico que tinham indicando para nós quais eram a idade, média salarial, profissão e quais eram as dores que esses clientes tinham em comum e onde moravam. Com a identificação dos cliente e suas dores partimos para o passo 2.
Passo 2) Site e redes sociais:
Com base no que coletamos de informação no passo 1 nós elaboramos as editorias, textos e imagens a serem usadas nas redes sociais e nas páginas do site. Visando sempre o cliente em potencial e as disposições e restrições do código de ética da OAB
Passo 3) Atendimento:
Para o atendimento ao cliente optamos por receber mensagens via Whatsapp, visto que hoje ele está presente em mais de 90% dos celulares brasileiros, e tornou-se obrigatório a presença de todas as marcas nesse canal de comunicação. E como seria esse atendimento , quem atenderia e quais os meios que poderiam ser agendadas as reuniões com os clientes
(presencial ou digital). O escritório optou pelas duas oportunidades tanto presencial quanto por chamadas de vídeo, adaptando assim os computadores com câmeras e headphones para esses atendimento telepresenciais. Aumentado já significativamente a percepção de valor do cliente e consequentemente a conversão de novos processos já só com essas opções
Passo 4) Elaboração das campanhas:
Com base nas informações do software pegamos os principais pedidos dos processos junto com as profissões e elaboramos juntos com os Advogados as palavras-chaves, temas e textos das campanhas publicitárias. Fazendo com que a taxa de cliques (CTR) chegasse a 8% e a taxa de conversões há 12%. Dizem por ai que a média brasileira de CTR é de 3% e de conversão 1,65 é muito boa.
Passo 5) Orçamento:
Com base nas estratégias de palavras-chaves fizemos uma pesquisa para saber em média quantas oportunidades de clique na página poderíamos ter chegamos inicialmente ao valor de R$ 2.000,00 reais na pesquisa do Google e R$ 1000,00 no Facebook e instagram.
Passo 6) Publicar as campanhas e acompanhar a métricas
Após toda a estratégia e mais ou menos 40 dias chegou o momento de criar efetivamente as companhas nas ferramentas e colocar o crédito. Após as campanhas estarem no ar e recebendo contatos fomos acompanhando e ajustando quinzenalmente para alcançar cada vez mais clientes.
Passo 7) Qualidade dos contatos:
Semanalmente os advogados (atendentes) enviavam feedbacks de fechamento e se a dúvidas dos contatos tinham haver com o serviço por eles prestados e íamos alinhando as campanhas e alocando os orçamentos com base nesses feedbacks e analises das contas de anúncio.
Conclusão :
Hoje este escritório de advocacia fecha mensalmente somente pela plataformas digitais em média 10 novos processos por mês. Visto que obtiveram um ROI muito bom aumentaram o investimento para mais de R$ 4.000,00 reais por mês a mais de 2 anos. Completando assim 3 anos de trabalho aqui com nossos profissionais.
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