O perfil altamente conectado dos clientes do segmento econômico tem levado as construtoras a investir no ambiente digital. Além de ações de marketing presenciais e promoções, atrair o público exige foco nas redes sociais e anúncios on-line, estratégias que ganharam mais força depois da pandemia.
Na Direcional Engenharia, foi criado um Núcleo Digital para aprimorar a experiência de compra dos clientes. Uma das iniciativas é o uso de inteligência artificial na plataforma de chat do site. O contato com o cliente é iniciado por um robô que filtra as informações antes de enviá-las de forma mais assertiva ao corretor. Para Adriano Nobre, diretor Comercial e de Incorporação da empresa, isso foi decisivo para captar novos consumidores e aumentar as chances de vendas.
— O processo é 100% digital. O cliente vai ao estande, vê o decorado, decide pela compra e depois pode fazer tudo on-line, desde a entrega da documentação até a assinatura do contrato — explica Nobre.
O resultado já aparece na ponta do lápis: cerca de 40% das vendas já são feitas com clientes que foram atraídos por anúncios na internet. No início de 2021, a Direcional lançou também o aplicativo Pode Morar, focado no pós-venda: 15 dias depois da compra, o cliente recebe uma senha para acompanhar a obra e gerar boletos de pagamento, entre outras opções.
Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar e da Novolar, Lucas Couto diz que as estratégias digitais para conquistar clientes no mercado vêm se sobressaindo, embora ações físicas, como anúncios em outdoors, tenham lugar cativo. A ideia é não abandonar o jeito analógico porque ainda é capaz de gerar bons resultados de vendas.
— Cerca de 75% dos investimentos em atração de clientes vão para estratégias on-line, e 25%, para offline, incluindo montagem do apartamento decorado e ações presenciais de marketing, ainda necessárias. Antes da pandemia, era meio a meio. Essa mudança na proporção resultou na captação de 60% mais clientes — diz Couto.
No ambiente virtual, os clientes sentem-se mais à vontade para demonstrar intenção de compra, segundo avalia Adriano Affonso, gerente Comercial Geral SP e RJ da Cury, que remodelou o site para oferecer mais interatividade e facilidades de acesso.
— Temos apostado cada vez mais nas redes sociais e usamos a capilaridade da força de vendas para ampliar o alcance de nossas mídias. A grande maioria dos clientes hoje vem através de anúncios digitais.
A despeito de as estratégias digitais estarem no foco das construtoras, o presencial não é deixado de lado. A CTV Construtora, por exemplo, vai inaugurar em março um espaço em Cascadura para atender presencialmente. Segundo o gerente de Marketing, Bruno Lima, a ideia é melhorar a experiência de compra dos consumidores e captar potenciais compradores.
— Investimos muito em campanhas com promoções para atrair as pessoas. Mas, de fato, o digital está muito forte. Neste ano, teremos três lançamentos, e o plano é investir em ações digitais o dobro do que foi investido em 2022 — ressalta Lima.
A combinação de ações é o melhor caminho para despertar a curiosidade do público, na opinião de Bruno Oliveira, diretor Comercial da Calçada. Para ele, quanto mais impactado, mais o cliente sente-se interessado por algo. O combo de divulgação da empresa inclui trabalho de pré-lançamento na internet e intensificação de outras ações, como anúncios nas mídias convencionais, folhetos e placas, à medida que a campanha vai ganhando corpo.
Webserie ajuda cliente na jornada de compra
Ações na internet já respondem por 80% das vendas de imóveis de construtora
A aposta da construtora Tenda está no marketing de conteúdo, com o lançamento da webserie “Tenda Explica”. A ideia é esclarecer, de forma descomplicada, as principais dúvidas dos clientes que chegam por meio dos canais de atendimento.
Os primeiros vídeos já estão disponíveis nas redes sociais da construtora, como YouTube, TikTok e Instagram, e abordam temas relacionados à jornada de compra do imóvel, como fluxo de pagamento, encargos de obras, processo de vistoria, entrega das chaves e funcionalidades do aplicativo Tenda com Você.
Segundo o gerente de Marketing, Inteligência de Mercado e Relacionamento com Clientes da Tenda, Alejandro Octavio Abiusi, desde que foi lançada a página no TikTok, em outubro do ano passado, o número de seguidores cresceu, assim como as curtidas nos textos. Para ele, trata-se de mais uma evidência de que a estratégia de marketing de conteúdo tem dado certo.
— No último semestre do ano, cerca de 80% das vendas da empresa vieram de clientes que trafegam no site organicamente ou que chegam atraídos por campanhas de mídia. Outra fonte de captação é o programa Eu Indico a Tenda, disponível para clientes que já negociaram com a empresa.
FONTE: Extra
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